Centro e Praia Central
Morro do Cristo
Praia Central
Praia Central
Baía de Guaratuba
Centro e Praia Central
Centro e Praia Central
Panorâmica do Centro
Panorâmica do Centro
Baía de Guaratuba
Centro Histórico
Baía de Guaratuba
Descida do Ferry Boat
Praça dos Namorados
Baía de Guaratuba
Panorâmica da Baía
Praça Cel. Alexandra Mafra
Igreja Matriz
Praia Central
Praia Central
Praia Central
Praia do Cristo
Inicio da Av. 29 de Abril
Praia do Cristo
Praia do Cristo
Morro do Cristo

Eleitores de Guaratuba farão cadastro biométrico

Já nas próximas eleições, a identificação do eleitor será por biometria

O Desembargador Adalbert Jorge Xisto Pereira, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, a Dra Giovanna de Sá Rechia, juíza da 161ª Zona Eleitoral  e auxiliares, estiveram em visita ao prefeito Roberto Justus, para informar sobre o recadastramento eleitoral e implantação do sistema de identificação por  biometria do eleitor guaratubano.

Na ocasião, o desembargador solicitou auxílio da Prefeitura na divulgação para o chamamento dos eleitores e também a disponibilização de equipe de apoio.

O Tribunal  Regional Eleitoral do Paraná, determinou o período de 03 de abril a 07 de julho deste ano , para revisão e cadastro biométrico dos eleitores do município de Guaratuba.

O processo de revisão e cadastro será executado no Fórum Eleitoral local e terá o apoio operacional da Prefeitura de Guaratuba, que fornecerá servidores, transporte dos eleitores das regiões mais distantes até o Fórum Eleitoral, equipamentos e apoio na divulgação do chamamento dos eleitores.

O tempo estimado por eleitor para o  procedimento de cadastramento biométrico é de 3 a 5 minutos  e  27.100 eleitores deverão passar pelo procedimento.

O eleitor que não fizer o cadastramento biométrico terá cancelado o título de eleitor  e sofrerá  uma série de sanções decorrentes disso, ficando sujeito, inclusive, a suspensão do Cadastro de Pessoa Física (CPF).

Isso ocorre pelo motivo da Receita Federal do Brasil realizar periodicamente rotinas voltadas a gestão do CPF, através de batimentos com os dados do Cadastro Eleitoral. Desta forma, o CPF será suspenso quando a inscrição eleitoral estiver cancelada ou com inconsistência dos dados cadastrais.

A única exceção se dá com os eleitores maiores de setenta anos que não fizerem a biometria ( não são obrigados a votar), já que NÃO terão o CPF cancelado. Neste caso, mesmo com a inscrição eleitoral cancelada, é mantida a situação regular do CPF.

Entre outras sanções, o eleitor com o título eleitoral cancelado ficará impedido também de votar, inscrever-se em concurso público e tirar passaporte e identidade. Além disso, não poderá obter empréstimos em qualquer estabelecimento de crédito mantido pelo governo, ou de cuja administração este participe.

O eleitor não poderá ainda receber remuneração ou proventos de função ou emprego público e renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo.

 

Categoria: Administração
Data/Hora: 16/03/2017





PREFEITURA MUNICIPAL DE GUARATUBA

PAÇO MUNICIPAL I - Rua Dr. João Cândido, nº 380 - Centro - Paraná - Brasil . CEP: 83280-000

PAÇO MUNICIPAL II - Av. 29 de Abril, nº 425 - Centro - Paraná - Brasil . CEP: 83280-000

Fone: (41) 3472-8500

Horário de Atendimento: 8:00 às 11:30 | 13:00 às 17:30

Desenvolvido pelo Departamento de Análise e Desenvolvimento de Sistemas & Departamento de Comunicação.