3ª Caminhada de Conscientização do Autismo em Guaratuba

Por mais conhecimento e menos preconceito

Acontece no dia 1º de Abril às 15:00, a 3ª Caminhada de Conscientização do Autismo em Guaratuba. A saída será na Praça Central e o grupo percorrerá a Avenida 29 de Abril até a praia. A caminhada que tem como lema "por mais conhecimento e menos preconceito" é organizada pelo Conscientiza Autismo - Grupo de pais, amigos e profissionais dos autistas.

O grupo formou-se há 3 anos como resultado de uma caminhada, conta Aliandra da Cunha Nunes, mãe e professora especializada em autismo. Atualmente, o grupo recebe e da apoio e orientações a várias famílias de Guaratuba, Matinhos e Garuva. Os organizadores pedem para que as pessoas participem da caminhada vestidas de azul, cor símbolo do autismo. Da primeira a segunda caminhada o número de pessoas quase dobrou e a expectativa é de mais de 200 pessoas participando este ano.

O objetivo do grupo é a conscientização de todos, “para que todos entendam um pouco mais sobre o mundo autista e também, a parceria com novos integrantes para o grupo, para que no futuro nós possamos ter mais força para poder trabalhar, trazendo mais profissionais, com mais capacitações”, ressalta Nunes. A idéia é também disseminar informação, por exemplo, das leis e adaptações de currículos nas escolas, aos pais que ficam sabendo de filhos autistas mas não possuem informações.

Dia Mundial de Conscientização do Autismo: A ONU (Organização das Nações Unidas) decretou em 2008 todo dia 2 de abril como sendo o Dia Mundial de Conscientização do Autismo (World Autism Awareness Day). A data mundial pede mais atenção ao transtorno do espectro autista (nome oficial do autismo), que é mais comum em crianças que AIDS, câncer e diabetes juntos.

Saiba mais sobre o grupo e sobre a 3ª Caminhada no e-mail: conscientizaautismo@gmail.com

Trecho do filme Temple Grandin.

Categoria: Eventos
Data/Hora: 20/03/2017