Coleta e reciclagem crescem em Guaratuba em 2017

Só nos primeiros meses a reciclagem aumentou 71% em relação ao ano anterior

O relatório final da Usina de Triagem ACAMARES Pôr do Sol do ano de 2016, mostrou que a reciclagem de resíduos vem crescendo consideravelmente em Guaratuba. A população guaratubana vem colaborando cada vez mais na separação do lixo e só nos dois primeiros meses de 2017 foram coletados 74.900 kg e, destes, reciclados 36.196 kg.

Desde 2012 quando a quantidade de material começou a ser contada, o volume de resíduos coletados e reciclados pela usina praticamente quintuplicou. No ano de 2016 foram 323.454,1 kg coletados e 215.957 kg de resíduos foram reciclados e convertidos em renda aos associados da usina. Os números dos dois primeiros meses de 2017 mostram um aumento de 39% no total coletado em relação ao ano passado e 71% do que foi reciclado em 2016.

A quantidade de resíduos está diretamente ligada à colaboração dos moradores que separam o material reciclável em suas casas e ambientes de trabalho. A reciclagem contribui para a renda dos associados e suas famílias, além disso, também com o meio ambiente, pois, todo o material que é revertido em renda, poderia ter sido descartado como resíduo comum no aterro sanitário.

A prefeitura vem trabalhando para a ampliação do projeto de resíduos sólidos em Guaratuba, com a implantação do programa de educação ambiental desenvolvido nas escolas e comunidades e também conseguiu mais um caminhão de coleta que atende o interior do município buscando os resíduos recicláveis da bananicultura.

Coleta de recicláveis da bananicultura no Cubatão recebe caminhão

Desde o dia 17 de fevereiro, o novo caminhão de coleta de resíduos recicláveis começou a operar em Guaratuba. O caminhão que é resultado de uma parceria entre o município de Guaratuba e o governo do estado, atende ao projeto da bananicultura no Cubatão, no qual todo resíduo reciclável produzido pelo cultivo da banana é recolhido e levado até a usina de triagem ACAMARES.

O novo caminhão, destinado exclusivamente para a coleta de materiais recicláveis, faz parte da frota que já tem outros dois veículos que atendem a população guaratubana na cidade. Segundo a Agência Estadual de Notícias (2016), 50% dos municípios do Paraná tem hoje a coleta seletiva.

Em 2016, Guaratuba reciclou mais de 215 toneladas de resíduos e para 2017 a expectativa é que a coleta aumente consideravelmente, como aponta o resultado dos primeiros meses do ano, com aumento de 39% em relação a 2016. Além de aumentar a renda das pessoas que trabalham na coleta de recicláveis e gerar benefícios ambientais à cidade, como o aumento da vida útil do aterro sanitário, a reciclagem diminui a poluição e a exploração de recursos naturais.

2 meses de 2017

PAPELÃO