ALERTA: Jogo Baleia Azul chega em Guaratuba

A relação de um caso com o jogo está sendo investigado

O jogo Baleia Azul, “Blue Whale”, começa a preocupar os guaratubanos. A relação do jogo e o caso de um jovem mutilado na cidade está sendo investigado. No caso deste jovem, foi a escola que alertou os pais, que não haviam percebido o que estava ocorrendo. A questão é muito preocupante. Nesta terça (18), a Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba emitiu um alerta depois de registrar 5 tentativas de suicídio na madrugada anterior, de adolescentes entre 13 e 17 anos.

Outros estados já registraram mortes suspeitas de jovens nas últimas semanas. A dinâmica do jogo é convocar adolescentes para grupos fechados no Facebook, WhatsApp, e também através de convites pelo Instagram, para participar da Baleia Azul. O participante deve cumprir 50 desafios pré-estabelecidos pelos curadores (responsáveis pelas regras), adolescentes normalmente com perfis falsos nas redes sociais. Entre os desafios estão mutilar os braços com facas, assistir filmes de terror e psicodélicos na madrugada e, a última tarefa, o suicídio do jogador.

O jogo teve origem no exterior, provavelmente, na Rússia. Uma estimativa não confirmada fala de mais de 130 casos russos de suicídio atrelados ao “Blue Whale”. No Brasil, nesta semana, dois adolescentes cometeram suicídio em Minas Gerais, com fortes suspeitas de relação com o jogo. As investigações ainda não foram concluídas.

A orientação aos pais e responsáveis é que conversem com os adolescentes e fiquem atentos aos sinais de isolamento e quadros de automutilação. O monitoramento urgente de famílias e amigos é necessário, principalmente, os acessos à internet na madrugada, quando os desafios são impostos.

Na internet também existe uma onda contra o jogo “Baleia Azul”, são jovens passando-se por curadores do jogo, tentando ajudar os candidatos a desistirem dele. Esses falsos curadores estão dispostos a conversar para fazer estes adolescentes abandonarem o desafio.

Veja sinais de atitudes dos adolescentes que podem estar relacionadas com o jogo:

1. Mutilações na palma da mão;
2. Assiste filmes de terror/psicodélicos com frequência;
3. Mutilações nos braços – cortes grandes com desenhos de baleia ou qualquer outro animal;
4. Desenhos de baleia;
5. Posts em redes sociais com os dizeres “#i_am_whale” (“Eu sou uma Baleia”);
6. Sair de casa em horários estranhos – madrugada principalmente;
7. Cortes nos lábios;
8. Furos nas mãos com agulhas;
9. Arranjar brigas;
10. Evitar conversar durante muitas horas.

Amanhã (19), traremos mais informações com a fala de psicólogos sobre o caso.

Categoria: Saúde
Data/Hora: 19/04/2017