Centro e Praia Central
Centro e Praia Central
Panorâmica do Centro
Panorâmica do Centro
Baía de Guaratuba
Centro Histórico
Baía de Guaratuba
Descida do Ferry Boat
Praça dos Namorados
Baía de Guaratuba
Panorâmica da Baía
Praça Cel. Alexandra Mafra
Igreja Matriz
Praia Central
Praia Central
Praia Central
Praia do Cristo
Inicio da Av. 29 de Abril
Praia do Cristo
Praia do Cristo
Morro do Cristo

Tradição:Saiba mais sobre a espiritualidade da Festa do Divino

A Festa acontece há 200 anos e é considerada a maior festa religiosa da região

           A Festa do Divino teve seu início no período da colonização do Brasil e em Guaratuba é tradicionalmente realizada há mais de 200 anos. A festa é organizada a mais de 117 anos por um casal festeiro nomeado anualmente pela Igreja Matriz.

            Antigamente a cerimônia era simples e realizada apenas uma missa e a procissão. Mais tarde uma pequena festividade foi anexada ao louvor, mas tinha a duração de um dia e não 10, como acontece atualmente.

            Com o passar dos anos o evento cresceu e atualmente,uma estrutura maior é montada com atrações diversas e  apresentações artísticas que acontecem após as novenas em louvor ao Divino Espírito Santo e a Santíssima Trindade, no mês de julho.


Festividades antigas

            As bandeiras do Divino e da Santíssima Trindade fazem peregrinação pelo interior do municípioa partir de3 de maio, dia de Santa Cruz. Inicialmente se faz  visita à Matriz e ao Cruzeiro que fica ao lado da igreja, para que seja feito o envio das bandeiras. Acompanhados por autoridades locais, uma bandeira é enviada ao sul e outra ao norte do município, circundando-o.

            Cerca de dois meses antes da festa, durante a peregrinação das bandeiras, elas passam nas casas dos fiéislevando bênçãos e angariandodonativos para custear as despesas dos foliões. Estas visitas nem sempre compensam pela remuneração, mas, movidos pela féeles levam as bandeiras até a mais humilde casa, mesmo que não recebam donativos.

             A aproximação das bandeiras do Divino e da Santíssima Trindade é anunciada pelo som característico da rabeca e do tambor. Ao chegar, os donos da casa vão ao encontro das bandeiras e as recebem para levá-las ao interior de casa, enquanto os foliões entoam o verso:


O Divino Espírito Santo Em vossa casa chegou

Veio vos pedir uma oferta Que o festeiro mandou.


            Terminado esse cântico, todos se cumprimentam e o morador deposita uma contribuição. Os familiares da casa beijam a bandeira e nela colocam fitas comnomes e pedidos. A seguir os foliões agradecemcom o cântico dolente (canto sofrido)ou com a despedida, que é outra forma de agradecimento.


Vos destes a vossa oferta E o Divino a recebeu

Com a vossa fé em Jesus Tereis a bênção de Deus


            Os foliões retiram-se para outra casa vizinha e assim se mantém o ritual. Hoje , a tradição é mantida com os mesmos rituais, mas menos casas são visitadas, pois o município cresceu muito.         



Veja programação de aniversário de Guaratuba


Categoria: Outros
Data/Hora: 19/04/2017



Clique nas miniaturas para ampliar a imagem.



PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE GUARATUBA

Rua Dr. João Cândido 380 - Centro - Paraná - Brasil . CEP: 83280-000

Fone: (41) 3472-8500

Horário de Atendimento: 8:00 às 11:30 | 13:00 às 17:30

Desenvolvido pelo Departamento de Análise e Desenvolvimento de Sistemas & Departamento de Comunicação.