Tradição:Saiba mais sobre a espiritualidade da Festa do Divino

A Festa acontece há 200 anos e é considerada a maior festa religiosa da região

A Festa do Divino teve seu início no período da colonização do Brasil e em Guaratuba é tradicionalmente realizada há mais de 200 anos. A festa é organizada a mais de 117 anos por um casal festeiro nomeado anualmente pela Igreja Matriz.

Antigamente a cerimônia era simples e realizada apenas uma missa e a procissão. Mais tarde uma pequena festividade foi anexada ao louvor, mas tinha a duração de um dia e não 10, como acontece atualmente.

Com o passar dos anos o evento cresceu e atualmente,uma estrutura maior é montada com atrações diversas e  apresentações artísticas que acontecem após as novenas em louvor ao Divino Espírito Santo e a Santíssima Trindade, no mês de julho.

Festividades antigas

As bandeiras do Divino e da Santíssima Trindade fazem peregrinação pelo interior do municípioa partir de3 de maio, dia de Santa Cruz. Inicialmente se faz  visita à Matriz e ao Cruzeiro que fica ao lado da igreja, para que seja feito o envio das bandeiras. Acompanhados por autoridades locais, uma bandeira é enviada ao sul e outra ao norte do município, circundando-o.

Cerca de dois meses antes da festa, durante a peregrinação das bandeiras, elas passam nas casas dos fiéislevando bênçãos e angariandodonativos para custear as despesas dos foliões. Estas visitas nem sempre compensam pela remuneração, mas, movidos pela féeles levam as bandeiras até a mais humilde casa, mesmo que não recebam donativos.

A aproximação das bandeiras do Divino e da Santíssima Trindade é anunciada pelo som característico da rabeca e do tambor. Ao chegar, os donos da casa vão ao encontro das bandeiras e as recebem para levá-las ao interior de casa, enquanto os foliões entoam o verso:

O Divino Espírito Santo Em vossa casa chegou

Veio vos pedir uma oferta Que o festeiro mandou.

Terminado esse cântico, todos se cumprimentam e o morador deposita uma contribuição. Os familiares da casa beijam a bandeira e nela colocam fitas comnomes e pedidos. A seguir os foliões agradecemcom o cântico dolente (canto sofrido)ou com a despedida, que é outra forma de agradecimento.

Vos destes a vossa oferta E o Divino a recebeu

Com a vossa fé em Jesus Tereis a bênção de Deus

Os foliões retiram-se para outra casa vizinha e assim se mantém o ritual. Hoje , a tradição é mantida com os mesmos rituais, mas menos casas são visitadas, pois o município cresceu muito.

Veja programação de aniversário de Guaratuba

Categoria: Outros
Data/Hora: 19/04/2017