Centro e Praia Central
Centro e Praia Central
Panorâmica do Centro
Panorâmica do Centro
Baía de Guaratuba
Centro Histórico
Baía de Guaratuba
Descida do Ferry Boat
Praça dos Namorados
Baía de Guaratuba
Panorâmica da Baía
Praça Cel. Alexandra Mafra
Igreja Matriz
Praia Central
Praia Central
Praia Central
Praia do Cristo
Inicio da Av. 29 de Abril
Praia do Cristo
Praia do Cristo
Morro do Cristo

Praça dos Namorados Antiga "Rua da Praia"

Saiba mais sobre a história de uma das mais belas paisagens de Guaratuba

         Um dos locais mais belos da nossa cidade possui a beleza de sua paisagem composta pela praça dos namorados, a baía e a Serra do Mar ao fundo. Ao entardecer, presenciamos um espetáculo proporcionado pelo por do sol. Mas é a história deste pedaço de chão que o torna tão especial.


         Chamada pelos antigos moradores de Rua da Praia, o local já foi chamado de Rua Marechal Deodoro,Rua Afonso Camargo e hoje o lugar é reconhecido como Avenida Coronel Afonso Botelho, em homenagem ao fundador de Guaratuba o Tenente Coronel Afonso Botelho de Sampaio e Souza.


         A baía de Guaratuba tem um importante papel na história do município,pois foi na baía que os primeiros colonizadores aportaram no ano de 1767, trazendo as primeiras famílias que residiram aqui. Mais tarde, entre as décadas de 30 e 60, este lugar era o centro comercial da pequena Vila de São Luís.


         Barcos de grande e pequeno calado aportavam em frente a um barranco que servia de porto. Estas embarcações transportavam produtos para outras cidades, como por exemplo: arroz, açúcar, farinha de mandioca e cachaça, que eram cultivados na região rural da Vila de São Luís.


         Peixes, banana,laranja mimosa, lenha, palmito, entre outros produtos eram trazidos em barcos a remo até a vila, para serem vendidos ou trocados. Os vendedores procuravam produtos de primeira necessidade nas casas comerciais, que funcionavam nas imediações da atual Praça dos Namorados.


          No dia 22 para 23 de setembro de 1968, 100 metros desta avenida desabou e nos anos 90, parte da avenida foi transformada na Praça dos Namorados que conhecemos hoje. A praça abriga também uma das mais antigas construções da cidade o Casarão do Porto, construído em 1825.


               Nos dias ensolarados, ao por do sol, muita gente vai até o local para relaxar, observando a bucólica cena, que é o sol desaparecendo no horizonte, com os últimos raios iluminando a baía. A cena é simplesmente imperdível.


Veja programação de aniversário de Guaratuba


Categoria: Outros
Data/Hora: 20/04/2017



Clique nas miniaturas para ampliar a imagem.



PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE GUARATUBA

Rua Dr. João Cândido 380 - Centro - Paraná - Brasil . CEP: 83280-000

Fone: (41) 3472-8500

Horário de Atendimento: 8:00 às 11:30 | 13:00 às 17:30

Desenvolvido pelo Departamento de Análise e Desenvolvimento de Sistemas & Departamento de Comunicação.