Audiência PPA: Comunidade participa com sugestões para o orçamento dos próximos anos

.

Nesta quinta-feira (13), aconteceu no auditório da prefeitura, a primeira Audiência Pública para apreciação da proposta municipal para elaboração do Plano Plurianual para os exercícios 2018 a 2021. Esta foi a primeira de três audiências para discutir e colher sugestões da comunidade, ponto a ponto, sobre os rumos, a partir de 2018, do orçamento do município.

Em janeiro, a prefeitura de Guaratuba disponibilizou no site um espaço de participação da população no PPA através de um formulário de sugestões. Mais de 100 mensagens já chegaram e foram consideradas nessa primeira audiência.

O Plano Plurianual de Ação (PPA) é um instrumento de planejamento que o prefeito precisa elaborar no primeiro ano em que assume o mandato. É com base no PPA que outras duas leis que compõem o Orçamento Público – a Lei de Diretrizes Orçamentárias e a Lei Orçamentária Anual são orientadas.

Esse planejamento deve ser definido pela prefeitura e, posteriormente, avaliado, complementado e aprovado pela câmara de vereadores. Assim, no final do ano, ele se transforma numa lei que vai orientar o conjunto das políticas e, principalmente, o orçamento do município nos próximos quatro anos.

A lei que estabelece o Plano Plurianual deve apresentar de forma muito clara quais são as diretrizes, os objetivos, os indicadores, os programas, as ações e as metas da administração pública para atender ao projeto de desenvolvimento que o governo considera adequado para cumprir as promessas feitas na campanha eleitoral.

Ele é o carro chefe do orçamento. Nenhuma ação orçamentária pode acontecer se não estiver prevista no PPA. O PPA constitui uma espécie de roteiro para execução das políticas públicas. Ele autoriza que determinada política pública tenha alocação de recursos públicos nos próximos quatro anos.

Para deixar sua sugestão, dizer o que você quer para sua cidade nas diversas áreas, como saúde, educação, obras e etc, acesse www.guaratuba.pr.gov.br.

Categoria: Administração
Data/Hora: 14/07/2017