2º Encontro de Bananicultores no Cubatão

Recursos para a agricultura já somam mais de R$400 mil

Pragas e manejo na bananicultura foram os temas do 2º Encontro de Produtores de Banana no Cubatão, que aconteceu nesta quinta-feira (03).

Com a realização do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural  (Emater)  e da Associação Pró Agricultura Sustentável de Guaratuba (APASG), o evento contou com apoio da Prefeitura de Guaratuba e reuniu cerca de 50 produtores interessados em aprimorar seus conhecimentos e trocar experiências para o melhoramento da cultura.

O trabalho do prefeito Roberto Justus em prol do desenvolvimento da atividade da bananicultura foi ressaltado na abertura da reunião pelo diretor geral da Secretaria de Agricultura e Pesca, Paulo Pinna. Somente neste primeiro semestre, foram conseguidos R$ 443 mil em recursos em convênios para a agricultura, para a compra de equipamentos agrícolas (R$ 234 mil) e no Programa Gestão do Solo e Água em Microbacias (R$ 209.931 mil), ainda sendo implementado. As emendas parlamentares para os convênios com o SEAB e Emater são do deputado estadual Nelson Justus.

O valor bruto de produção (vbp) da banana em Guaratuba gira anualmente em torno de R$ 65 milhões, participando de 43% do vbp do município. Os convênios para obtenção de recursos oriundos do Estado só são possíveis com as certidões negativas do município.

A Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (SEAB), Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) e Universidade Estadual de Maringá (UEM) também estiveram presentes.